terça-feira, 21 de janeiro de 2014

#PONTODEVISTA : Relacionamentos



Imagine se suas conversas do whatsapp vazassem? Pois é, foi assim, no meio de assuntos malucos, que surgiu a ideia dessa TAG, pra compartilhar com vocês tudo aquilo que a gente fala demais nos grupos do tão importante whats!

Aqui estamos de volta com o #PONTODEVISTA, dessa vez, com um tema muito mais complexo do que o anterior. Relacionamentos. Algo do qual a gente não consegue fugir, ainda que alguns não queiram nunca encarar. O que fazer, como pode dar certo, o que é necessário para não chegar ao fim? As perguntas foram difíceis, mas as meninas (e nem eu, na verdade) não fugimos da resposta. E, claro, você não vai ficar sem ler o que pensamos sobre esse tema né?

Conheça as "opinadoras" do mês:

Aimee Oliveira, formada em Design de Moda sem ser fashion. Bebedora de café, mas não é acelerada. Pensa muito na vida e ainda não chegou à nenhuma conclusão. Mais embolada que fone no bolso. Mora em São Gonçalo, não necessariamente gosta de Niterói. Gosta de livros e reprises de filmes. Contra pássaros, dias quentes e mudanças a ser que sejam para melhor e não envolva ligações no telefone. Discípula de Carrie Bradshaw. Ama escrever e tem preguiça de todo o resto.





Fernanda Campos, 22 anos com coração de menina que é sempre capaz de acreditar outra e outra vez. Mineira, mas tão apaixonada por São Paulo que se tornou são paulina (fa-ná-ti-ca). Psicóloga em formação, falante compulsiva, bookholic, autora do livro Uma Dose de Café, que, quando nada dá certo, respira fundo, senta, toma um café e faz um texto (ou dois, ou três). Uma metáfora incompreendida e uma vírgula não colocada (ou vice-versa...).




 Jéssica Zambello (mas prefiro apelidos), geminiana (isso já diz muito sobre mim) apaixonada por MPB, algo de rock e músicas que falem sobre amor. Na verdade sou apaixonada por tudo que se relacione ao amor. Dizem por aí que eu acredito demais nas coisas e nas pessoas e que vivo um mundo cor-de-rosa que não existe. Sim, sou idealista e romântica ao extremo. Amo a vida, amor viver e amo amar. Não tenho medo de sentir (nunca tive), e sonho muito mais do que o normal. Talvez meu único fanatismo seja pelo meu Corinthians.





Larissa Vieira, cheia de apelidos que prefere mil vezes ao próprio nome. Tem 18 anos mas olhando você daria 12, normal. Faz engenharia civil, mas ama ler e escrever, vai entender. Tem como religião a fé que deposita nos seus deuses: tempo e destino. Mente aberta, coração tranquilo é o que ela acredita ser o segredo para viver bem. Tá ai uma descrição boa, ela só quer viver bem.




Melissa Gurgel, 18 anos, aventureira que diz que ainda vai conhecer cada cantinho da noite paulistana, haja fôlego. Amiga por vocação, desapegada por natureza, feliz porque escolheu assim. Te desafio a ficar ao seu lado por mais de cinco minutos sem rir ou sair de uma conversa com ela sem se sentir melhor. É assim, nasceu assim e sua opinião pra ela é o que menos importa.




Então, conhecida as participantes sem medo de dar a cara à tapa, aí vamos nós para as perguntas e respostas.



1- Quais as três coisas essenciais num relacionamento?




Companheirismo, Admiração e Atração. Coloquei tudo em letra maiúscula assim, com grafia errada mesmo, porque na minha cabeça esses três são GRANDES pilares pra uma relação e não tem distinção entre qual é mais ou menos necessário.  










Confiança, respeito e lealdade (não necessariamente nessa ordem, também). Aliás, pra mim, lealdade é muito mais importante que fidelidade. Acredito que um erro pode ainda ser perdoado se eu consigo ouvir da pessoa que errou e não por outros.










Respeito, lealdade e reciprocidade (essa palavra existe? hahhahaa) Porque mesmo que não se faça querendo as coisas em troca, acredito que se trate de uma balança e ambos precisem dar e receber pra manter o equilíbrio.











O que mantém um relacionamento para mim é o respeito, compreensão e confiança.











Respeito (sem dúvida), confiança e paciência, só tendo muita paciência pra entrar num relacionamento. 









2- Você acredita que é essencial o amor em um relacionamento?





Sim? Acredito que um relacionamento pode muito bem se sustentar sem ele, e não é nem tão raro que se encontra relações sem amor por aí. Mas pra mim, aqui no meu PONTO DE VISTA completamente platônico, não quero estar num relacionamento sem amor e não me obrigaria a isso.  








Acho que é essencial ter respeito e carinho, na verdade. Não necessariamente amor. Conheço muitos casais que não se amam, mas se respeitam e são felizes e muitos outros que dizem se amar, porém passam por cima de qualquer decisão do outro, pra ser feliz sozinho. O amor talvez nem seja assim tão importante num relacionamento a ponto de um namoro só se sustentar com ele. É preciso muito mais do que sentimento pra fazer uma relação dar certo.






Essa pergunta é complicada, porque pra mim é difícil pensar em me relacionar com alguém (qualquer que seja o relacionamento) sem sentir ao menos carinho pela pessoa. Mas acredito que o essencial mesmo para um relacionamento seja o respeito. Isso é a base onde se constrói tudo. Se você respeita seu parceiro, também será leal a ele e não fará coisas que possam magoá-lo ou decepcioná-lo. Talvez o amor não seja essencial, até porque nem todo casal que se ama consegue ficar junto; mas respeito é. Amor é importante, claro, mas não acredito que ele seja a base de um relacionamento. 










Não, o amor é complemento,  mas não a base.














Não a curto prazo, acho que não precisa estar já amando uma pessoa para ter um relacionamento, mas talvez a longo prazo ele seja necessário para manter a relação.









3- Qual sua concepção de amor?



Minha unica concepção de amor é que minha concepção de amor é mutante. A cada nova pessoa ou até mesmo nova situação, meus conceitos mudam. Acredito que isso aconteça com todo mundo. Por isso essa foi a pergunta mais difícil para todas nós do PDV responder, pela volatilidade das razões que fazem a gente amar uma pessoa ou não. 








Acredito que, diferente da paixão, que acontece pelas qualidades que o outro tem a mostrar, o amor acontece quando a gente conhece todos os defeitos e, não é que não te incomoda, mas você acha bonito assim mesmo. Aquela banda ruim que ele escuta sempre, aquele filme ruim que ele quer ver sempre, aquela toalha maldita jogada na cama, a bagunça que ele deixa seu quarto (e na sua vida, vai saber), aquelas coisinhas que nos outros te deixa puta da vida, mas nele parece encantador ainda que você finja que te irrita também. Amor está em detalhes. Uma vez eu li a seguinte frase perdida na internet que define isso muito bem: ela odiava café, mas levantava todos os dias mais cedo pra fazer café pro seu marido. E por isso, pra mim, o amor leva um tempo pra acontecer, porque não acontece na cegueira das cores da paixão, mas nos nuances que leva um certo tempo pra gente enxergar entre uma cor e outra. É uma construção de todos os outros sentimentos que juntos se torna algo sublime e lindo (e raro, também).


É difícil colocar o amor em palavras porque parece que quanto mais se tenta defini-lo, mais indefinido ele se torna. Mas quando penso em amor, penso em respeito e cuidado. É como se pra saber se eu realmente amo alguém eu me veja em uma situação em que precise colocar as necessidades da pessoa acima das minhas - como uma mãe que cuida do filho mesmo estando com muita dor de cabeça, ou o amigo que consola o outro mesmo estando sofrendo. Quando você esquece um pouco de você em prol do bem do outro, acredito que seja amor. Não ser submissa e sempre colocar o outro acima de você, mas se dispor a fazer bem a alguém. Ter vontade de fazer a outra pessoa feliz e ser feliz ao lado dela, acredito que isso seja amor. 

E muito mais... hahaha






O amor é uma combinação de outros sentimentos que nutrimos por alguém, todos esses sentimentos estão em "doses" exageradas, é uma mistura explosiva. Quando todo e qualquer sentimento é tão grande que parece te sufocar e não caber em você,  isso é amor. Acho que é por isso que ódio exagerado e sem motivo, vira, ou já é, amor.








Creio eu que o amor é um dos sentimentos mais difíceis de se definir, mas acho que estou amando uma pessoa quando suporto todos as manias e defeitos da pessoa, quando me importo e cuido porque a felicidade dela é a minha felicidade, quando mesmo que você odeie algo ou alguma coisa mas faz por fazer a outra pessoa feliz. Amar está em pequenos detalhes, amar uma pessoa é gostar dela por completa, e o amor se constrói e não nasce de um dia pro outro. 






4- Você namoraria alguém que não ama?





Se eu acreditar no potencial de nascer um amor dele, não vejo problema.









Não namoraria alguém que não me sentisse bem perto, que não me fizesse sair da minha zona de conforto, que não me provocasse, que não me somasse. Que não me fizesse sentir nadinha de nada, sabem? Não namoraria alguém que fizesse parecer que abrir mão de meus dias sozinha, de meus momentos comigo mesma para ficar com ele, um sacrifício. Nem que me fizesse reclamar por sair de casa em um domingo de calor. Eu não namoraria se eu não sentisse nada –mesmo. Mas como acredito que amor é muito mais construído por detalhes do que do dia pra noite, namoraria sem amor se pensasse ou se tivesse a mínima ideia de que um dia esse amor poderia aparecer. A partir do momento que eu percebesse que não haveria chances de ama-lo, então, terminaria. Porque não namoraria ninguém pra ter um relacionamento mais ou menos.


Como eu disse anteriormente, é difícil eu pensar em me relacionar com alguém por quem eu não sinta algo. E amor é um assunto complicado. Acredito que eu namoraria alguém sem estar apaixonada, porque pra mim paixão é algo que passa "rápido". Além disso o amor pode vir com o tempo, a paixão não. Então não sei se namoraria alguém que não amo; mas com certeza namoraria alguém por quem não sou apaixonada. Desde que eu veja que serei capaz de construir algo com a pessoa, e veja a possibilidade de um sentimento nascer. Conhecer bem a pessoa e ter certeza que o que sente não passará daquilo, que não vai crescer, acho que aí não namoraria não. Principalmente se a pessoa sentisse algo mais forte por mim. 
Tem que ter reciprocidade.







Sim, pois eu acredito no amor como uma construção diária. E dentro da minha noção eu acho possível aprender a amar alguém com o tempo.
Mas eu não faria o contrário,  namorar alguém que não mais, porque se o amor acabou significa que esta faltando algum ingrediente da receita.









Com toda a certeza do mundo, faz mais minha cara namorar alguém não amando, porque quando a emoção toma de conta de mim eu simplesmente fujo (talvez seja medo de amar ou de sofrer, juro que não quero descobrir qual das opções está certa, pelo menos não tão cedo, então tirem suas conclusões hahaha), namorar sem amar é mais racional, é mais eu.








5- O que faz um relacionamento se deteriorar?



Ciúme? Desentendimentos? Tédio? Do mesmo jeito que acredito que existem inúmeras formas pra um amor acontecer, acho que tem outras mil formas de ele morrer. Depois de responder essas perguntas começo a achar que encontrar o amor depende de um equilíbrio mútuo.








Acho que muitas coisas fazem um relacionamento se deteriorar, mas quase todas elas –se não todas –passam pela falta do diálogo mesmo. A falta de diálogo mata qualquer tipo de relacionamento que você tiver na vida. Não gostou, tem que falar. Gostou, tem que elogiar. A gente passa tempo demais querendo que as pessoas adivinhem o que estamos pensando, sentindo, por que agimos daquele jeito. Não vai acontecer, ninguém é vidente pra saber exatamente o que foi que não te agradou. Então, tá doendo, pede ajuda, fala que tá incomodando, diz o que tá sentindo. Se a pessoa gostar um pouquinho de você não vai se incomodar e vai tentar te ajudar. Agora, se mesmo falando ela continua não vendo ou fingindo que não vê, dê adeus. Porque uma coisa é querer que ela adivinhe o que está passando dentro de você, outra é quem diz gostar de você saber disso e dar de ombros olhando pra outro lado. Né? Aí fica claro que não importa o diálogo, o relacionamento já acabou no silêncio do que não foi feito mesmo.



Quando as bases (pra mim: respeito, lealdade e reciprocidade) são rompidas. Seja com falta de diálogo, seja com atitudes diárias; quando uma delas deixa de existir ou não está equilibrada, o relacionamento tende a se deteriorar. Quando você perde um desses três pontos, provavelmente logo perderá os outros. É como perder os pilares e o alicerce que mantém uma construção em pé: quando um rui, começa a sobrecarregar o outro, então tudo cai em algum momento. O relacionamento só é forte quando a base dele é forte também. 

PS: Ufa! Dessa vez foi bem mais difícil hein hahahaha Próximo tema pode ser unicórnios? :P






Mentiras,  falta de confiança,  ciumes,  desrespeito,  rotina,  cobrança. O amor pode não ter  acabado por completo,  mas você está tirando tijolos da base e bada fica em pé,  sem base.











A falta dos elementos essenciais para uma relação pode ser um dos principais motivos; não respeitar o espaço do parceiro, ter ciúmes demais por falta confiança, e não saber lidar com as diferenças vai fazendo com que a relação vá se degastando.











Ufa! Como disse Jéssica Zambello, que tema difícil. :P Acho que ficou bem claro que relacionamento sem confiança e respeito, para nós do PDV, não existe né? Mas e pra você? Concorda? Discorda? Quer dividir a opinião com a gente também? Fique a vontade! O seu ponto de vista também é muito importante. Além disso, você pode participar indicando temas pros próximos meses - lembrando que, eles não precisam ser necessariamente sobre amor, relações e blá, como também qualquer tema polêmico que tiver por aí (porque a gente nem gosta de tema polêmico né?!).

Até a próxima!


E não esqueçam de opinar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe